Carregando...

Apresentação


O Projeto Mapa Cultural de Rondônia produz reflexão e teorização como forma de explicar os fenômenos culturais em Rondônia. Com tal objetivo, tem oportunizado novos modos de olhar os problemas regionais e as reflexões a esse respeito, ancorando-se sempre no propósito de identificar e compreender as ações e atores na produção da identidade regional. Daí a opção por investigar a historicidade do regional no campo das suas práticas e discursos e a necessidade de que essas práticas e discursos estejam reunidos em acervos, cuja organização é o objetivo material do projeto.

Em função desses elementos, mas condicionada às atividades propriamente de pesquisa acerca da formação cultural, a equipe de pesquisadores vem mapeando o Estado por meio de suas manifestações culturais, coletando e catalogando objetos (peças literárias, iconográficas, documentais) e eventos, a fim de analisá-los, seja do ponto de vista histórico e antropológico, seja do ponto de vista essencialmente estético, quando for o caso. Isso explica o interesse do projeto por todo e qualquer documento de valor histórico ou artístico produzido em Rondônia, sobre Rondônia ou que mantenha alguma relação com o Estado, sejam estudos acadêmicos, obras literárias, obras músicas, peças folclóricas, artes visuais ou qualquer outro modo de manifestação cultural.



O objetivo imediato desse trabalho de arqueologia documental é localizar e organizar um acervo que contribua para a constituição do Mapa Cultural de Rondônia. Quer-se saber, além do percurso diacrônico, quem produz cultura e arte no Estado hoje, onde estão esses produtores e o que estão produzindo.